Os Encontros Brasileiros de Administração Pública

Os Encontros Brasileiros de Administração Pública, realizados pela Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP), são reconhecidos como um importante momento de interação e coordenação entre acadêmicos e profissionais dedicados à pesquisa, o ensino e a gestão da Administração Pública brasileira. 

 

O I Encontro Brasileiro de Administração Pública – EBAP ocorreu no Núcleo de Pesquisas do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFRN, entre os dias 08 e 09 de agosto de 2013, e marcou o momento de fundação da Sociedade Brasileira de Administração Pública, com a realização da Assembleia Geral de fundação da sociedade e a formalização dos seus atos de constituição, inclusive o Estatuto, ocorrida no dia 9 de agosto de 2013. Em 23 de maio de 2014, foi realizado pela SBAP o I Fórum Nacional de Programas de Pós-Graduação em Administração Pública (e afins), na sede da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas. Em 17 de abril de 2015 foi realizado o II Fórum Nacional de Programas de Pós-Graduação em Administração Pública, na sede da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, em Belo Horizonte.

 

O II Encontro Brasileiro de Administração Pública – Interlocuções entre Academia e o Governo do Brasil: Entre o Saber e o fazer, foi realizado entre os dias 11 e 12 de junho de 2015, com o apoio da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública (PPGP) do CCSA/UFRN. No final do mesmo ano a sociedade integrou o comitê organizador local da Conference of the International Institute of Administrative Sciences (IIAS), que promoveu seu evento entre os dias 22 e 26 de junho no Rio de Janeiro.

 

O III EBAP, com o tema “Caminhos e Desafios”, ocorreu entre os dias os dias 11 e 12 de maio de 2016, na Escola Superior de Administração e Gerência (ESAG), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em Florianópolis. Neste evento, compareceram pesquisadores internacionais da área como o Prof. Dr. Frank Fischer (Universidade Livre de Berlim) e o Prof. Dr. David Crumpton (Universidade de Maryland).

 

O IV EBAP foi realizado em João Pessoa (PB) nos dias 24 e 25 de maio de 2017 na Unipê, sob organização interinstitucional da UFPB, IFPB, UFCG, UEPB e UNIPÊ, com a abertura do Sr. Gregório Montero, CLAD, reunindo 250 participantes. A partir dessa edição o evento incluiu sessões temáticas de apresentação de trabalhos técnico-científicos durante a programação do evento, com publicação em Anais Eletrônicos com registro ISSN 2594-5688, no site: www.ebap.ufv.br

 

Nos dias 5 e 6 de junho de 2018, na Universidade Federal de Viçosa – UFV, foi realizado o V EBAP, que contou com 250 participantes inscritos de mais de 30 instituições de ensino e pesquisa, além de organizações estatais, de 14 estados brasileiros. A abertura do evento teve como palestrante o Prof. Dr. Álvaro Ramirez Alujas (UChile/GIGAPP). Foram submetidos 198 trabalhos sobre 5 temas contemporâneos relacionados a Administração/Gestão Pública, tendo sido apresentados e publicados 75 trabalhos. Ao lado, o ícone alusivo ao V EBAP, no caso a “Tocha da SBAP: lançando luzes sobre a Administração Pública no Brasil”.

 

O VI EBAP foi organizado nos dias 6 e 7 de junho de 2019 em Salvador - Bahia, na primeira capital e berço da Administração Pública no Brasil. A Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia sediou essa edição que teve como ícone o Farol da Barra, buscando tratar o tema “A Administração Pública que o Brasil precisa”. Foram 390 participantes inscritos, com 180 trabalhos selecionados, apresentados e publicados online, de mais de 20 estados brasileiros. A palestra internacional de abertura foi realizada pelo Prof. Dr. Rui Cunha Marques, Universidade de Lisboa, Portugal.